Plateforme Level Extreme
Abonnement
Profil corporatif
Produits & Services
Support
Légal
English
Transações não concluidas
Message
De
11/09/2005 15:02:49
Peter Wagner
Point Informática Ltda.
Limeira, Brésil
 
 
À
11/09/2005 10:44:26
Information générale
Forum:
Visual FoxPro
Catégorie:
Base de données, Tables, Vues, Index et syntaxe SQL
Versions des environnements
Visual FoxPro:
VFP 9
OS:
Windows XP SP2
Network:
Windows 2000 Server
Database:
MS SQL Server
Divers
Thread ID:
01048390
Message ID:
01048548
Vues:
17
(Texto longo)
Marcelo,
O livro que eu recomendo para quem começa com o SQL Server é bem simples:
"Aprenda em 21 dias Microsoft SQL Server"
Autor: Richard Waymire & Rick Sawtell
Editora: Campus / SAMS
Sei que parece brincadeira recomendar um livro destes, mas é sério.
Tem mais, este livro deve ser lido 3 vezes, isto porque cada vez que vc lê o livro vc entende a percebe coisas diferentes, e ele passa uma visão geral do SQL Server.


Se for para aprender a usar o SQL Server com o VFP, recomendo o seguinte livro (em Ingles):
"Client/Server Applications with Visual FoxPro and SQL Server"
Editor: Hentzenwerke Publishing
(é um livro meio antigo, portanto não aborda CA, de resto ensina o que se deve saber)


O MSDE não tem limite de conexões (exceto a memoria do PC onde se encontra), o que ocorre de fato é algo meio confuso que a MS criou, um tal de Workload Governor.

Tanto o MSDE quanto o SQL 2000 Personal Edition trazem um mecanismo chamado Workload Governor.

O texto abaixo é uma sintese e tradução do documento "The SQL Server 2000 Workload Governor" do BOL.

O Workload Governor nada mais é do que um "contador" de operações concorrentes. Quando o numero de operações concorrentes excede 8, ele passa a afetar propositalmente o engine do banco.

Isso é feito gerando um delay (atraso) toda vez que uma sessão requisita uma leitura ou escrita lógica (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE) em qualquer página de dados de um banco (esse mecanismo não afeta o log do banco).

Esse delay é gerado para todas as conexões e de forma igual, ou seja, ele não gera o delay (atraso) apenas para as conxões que iniciaram a 9a (ou posterior) operação concorrente, e sim para todas elas.

As operações que contam como concorrentes são: requisição de login e logoff, processamento de batch T-SQL, processamento de uma transação distribuida e ainda algumas rotinas geradas pelo proprio sistema como auto shrink e auto growth do banco.

Para ter uma ideia de como esse mecanismo está afetando a performance da máquina vc deve rodar o comando DBCC CONCURRENCYVIOLATION ou ainda sua aplicação deve monitorar o recebimento da mensagem 3629 "This SQL Server has been optimized for 8 concurrent queries. This limit has been exceeded by X queries and performance may be adversely affected.".

O que vc deve entender é que operações concorrentes que dizer ações simultaneas no MSDE, portanto se tem que rodar codigo simultaneamento no MSDE a partir de diversas conexões da estações.

Vc não pode usar o MSDE para um sistema de Telemarketing, pela natureza de uso de um sistema destes, que é um elevado uso simultaneo do servidor, mas a maioria dos sistemas comerciais e ou industriais vc pode rodar o MSDE como um banco de dados departamental para um empresa de grande porte, para empresas pequenas e médias vc deve levar em conta quantas pessoas irão enviar instruções ao MSDE ao mesmo tempo.
Sei que vc pode usar o MSDE em geral para até 45 conexões, mas isto depende do uso.

Quanto ao tamanho do banco de dados, os dados tem um limite de 2GB, o arquivo de log não tem limite de tamanho (limite real é o espaço no HD).

Em resumo é o seguinte:
1) A performance cai somente a partir do 16° usuário...(testado)

2) A performance é afetada pelo numero de conexões, isto é, se uma só maquina usar 15 conexões, tudo vai bem, quando usar a 16° conexão, então a performance cai, independente do tipo de consulta, mas suporta mais de 100 conexões. (testado, e a performance só é afetada se forem instruções simultaneas no MSDE)

3) Voce pode manipular o BD usando uma ferramenta chamada DbaMGR2k ou usar o SQL-DMO, pois o proprio Enterprise Manager se baseia nele. (a ferramenta DbaMGR2k é gratuita, basta procurar e baixar...)
Existem outras mais complexas, para outros fins, e que são gratuitas tambem, como SQLExecMS.

4) Se usar SQL-DMO e SQL-NS, vc exibe os controles de backup, agendamento, etc (a interface esta oculta, mas presente mo MSDE)

5) O Backup do MSDE é o mesmo do SQL-Server, funciona, e vc pode chamar pelo SQL-DMO, ou exibir a interface do SQL Server usando SQL-DMO + SQL-NS, ou usar uma ferramenta de 3°

6) Não tem capacidade de analise de dados (OLAP)

7) Aceita até 2 processadores

8) Pode ter multiplas instancias correndo simultaneamente (versão 2000)

9) Aplicativos podem controlar o MSDE através de API's, SQL-DMO, DTS

10) Só pode ser distribuido por empresas/desenvolvedores que tenham .NET e Visual FoxPro

11) Permite fazer replicação

12) O MSDE que vem com o VFP 8.0, já tem o SP3 instalado

13) Não tem Full Text-Search (indexação de campos "memo")

14) Sem Books on Line

15) Inclui o SQLServerAgent, para fazer agendamento de tarefas

16) Não tem o DTS, mas pode pode participar e suporta atraves de outros servidores SQL, mas não faz publicação de replicação.

Se não me falha a memória, tem uma tabela na FOX Wiki que exibe a performance para o MSDE.

PS: No final do ano deve sair o SQL Server Express que não terá mais o Workload Governor, e o limite do tamanho para cada banco de dados será de 4GB (log continua sem limite) e podera ser usado com até 50 conexões simultaneamente.
(mais informações no site da MS)

Acho que é só.

[ ]'s
Peter


>Valeu Peter, vou fazer uns testes. Aproveitando sua experiencia com sql server, qual p livro que vc recomenda? outra coisa quantas conexoes simultanes posso abrir com o msde, quais suas reais limitações?
>
>Abraço.
Précédent
Suivant
Répondre
Fil
Voir

Click here to load this message in the networking platform