Plateforme Level Extreme
Abonnement
Profil corporatif
Produits & Services
Support
Légal
English
Buffering...
Message
De
12/03/2002 07:31:29
 
 
À
07/03/2002 17:14:13
Information générale
Forum:
Visual FoxPro
Catégorie:
Base de données, Tables, Vues, Index et syntaxe SQL
Titre:
Divers
Thread ID:
00626922
Message ID:
00631403
Vues:
23
Caro Walney,

Se você pretende usar todos os recursos de bancos de dados que o VFP 6.0 oferece, recomendo utilizar a "Integridade Referecial" do banco DBC e não mais em PRG ou FORM, através de SET RELATION.

Lembre-se: questões do banco de dados deverão ser resolvidas pelo próprio banco de dados; nunca pelo aplicativo em si.

Quando você usa SET RELATION em um PRG, por exemplo, e abre o banco no modo interativo do VFP e deleta um registro numa tabela "pai", por exemplo, o banco de dados nada fará como os registros das tabelas "filho", tornando-os órfãos, pois não sabe o que fazer, uma vez que a relação está "amarrada" no seu aplicativo, entendeu?

SET RELATION é coisa da época do Clipper, que não possuia um "gerenciador de banco de dados", trabalhando apenas com o que, pra nós hoje, conhecemos como "tabelas livres". Como não havia um "repositório" para estas tabelas, não havia como manter as relações além do limite dos aplicativos.

Com o VFP e seu banco DBC isto é totalmente diferente e bem melhor!

O ideal é que, seja no ambiente do VFP ou no seu aplicativo, o banco de dados tenha condições de, pelo menos, manter a consistência de seus dados.

Desta forma, recomendo a utilização de TRIGGERS, VALIDAÇÃO DE CAMPOS, VALIDAÇÃO DE REGISTRO, STORED PROCEDURES (com a utilização de BEGIN TRANSACTION ... ROLLBACK ... END TRANSACTION) e INTEGRIDADE REFERENCIAL.

Assim fazendo, você estará fazendo jus ao utilizar o VFP e seu banco nativo e, aí sim, encontrando grandes diferenças entre usar o Delphi ou VB no manuseio de dados.

Outra coisa importante... no futuro, se desejar implementar a utilização de Componentes COM feitos em VFP, os mesmos trabalharão com perfeição em cima dos recursos e funções implementadas em seu banco de dados DBC.
Carlos Moisés
Précédent
Répondre
Fil
Voir

Click here to load this message in the networking platform