Level Extreme platform
Subscription
Corporate profile
Products & Services
Support
Legal
Français
VFP e .NET
Message
From
24/04/2002 16:48:58
 
 
To
24/04/2002 14:16:54
Peter Wagner
Point Informática Ltda.
Limeira, Brazil
General information
Forum:
Visual FoxPro
Category:
Visual FoxPro and .NET
Title:
Miscellaneous
Thread ID:
00648697
Message ID:
00648866
Views:
18
>Claudio, td bem ?

Tudo jóia, Peter. E contigo?

>A minha opinião a respeito do .NET não é muito boa e explico porque...

HeHe... vamos lá.

>1) CLR não gosto de algo deste tipo, e o motivo é o seguinte, suponha que vc tenha uma classe em C++, todos nós sabemos que é a ferramenta mais poderosa que existe para efeito de desempenho e criação.
>Sei que Tanto VB.NET e outras linguagens não tem todas as capacidades de programação orientada a objetos que C++, isto é demonstrado pelo conjunto .NET por apresentar um tal de Managed C++, que é um c++ que tem um runtime (CLR), isto é um aborto, pois este Managed C++, permite a transformação de codigo C++ p/ VB, C#, etc.., mas peca por não permitir a capacidade total de programaçõ em uma determinada linguagem, assim sendo vc acaba perdendo.
>Não vejo isto como evolução.


Bom, não sou nenhum especialista em .NET, mas pelo que vi até agora, não é bem assim como você diz:

Não existe este negócio de transformar código C++ para VB ou C#...

Sem dúvidas, o C++ possui recursos que as outras linguagens não possuem, entretanto, também é muuuuuito mais difícil de se programar.

Sobre o Managed C++, é o tal do "código gerenciado"... é isto que permite ao C++ fazer parte do CLR. Entretanto, obviamente paga-se um preço em performance por isto. Quem quiser a performance plena do C++, basta não utilizar o código gerenciado, como já fazia antes. O C++ é a única ferramenta do VS.NET que tem capacidade de gerar código não-gerenciado.

>
>2) Acho impossivel que a transformação de código de uma linguagem em outra linguagem de forma automática sem perda de performance.

Não estou entendendo... quem disse que existe transformação de código de uma linguagem para outra?


>Imagine um código escrito em VFP e que pudesse ser transformado em VB.NET, bem a minha pergunta seria muito simples, será que uma rotina em que for usado Scan...Endscan propositalmente p/
>maxima performance em determinada situação não seria torcada por Do while equivalente no VB.NET ?


Mas isto é óbvio, Peter. Se fosse pra abandonar completamente o VFP, e reescrever tudo em VS.NET, eu jamais faria isso... seria loucura. Por isso eu disse em outra mensagem em procurar usar o que cada ferramenta tem de melhor. Por exemplo, nas coisas que estou fazendo aqui, toda a parte de acesso a dados e regras de negócio, estou processando em componente COM escrito em VFP. Lindo. E para que este componente esteja integrado com um browser, por exemplo, estou utilizando o ASP.NET, que dá recursos e produtividade que o VFP simplesmente não possui (e jamais possuirá).

É óbvio que o VFP é maravilhoso. Mas, ele não possui tudo. A implementação de OOP do VFP é uma das melhores existentes; entretanto, existem recursos de implementação de OOP no C# que o VFP não tem. Então, quando precisar destes recursos, é só utilizar o C#.


>Muitas vezes um código escrito em determinada linguagem é fruto de anos de experiencia, onde obtem-se o melhor desempenho (otimização) ou somente a capacidade de realizar a tarefa de modo regular por não
>ser caracteristica da ferramenta a execução desta tarefa.


Sem dúvidas... eu jogaria pelo ralo todo o investimento em conhecimento e experiência que depositei no VFP. Isto pra mim é muito claro.


>A minha analogia é pegar varias pessoas e bater no liquidificador e tentar criar um ser polivalente em tudo !

Mas quem quer fazer isso??


>>3) Acho que é um caminho para a desvalorização do profissional de informática, pois as empresas podem pensar
>que agora não é mais necessário um profissional altamente qualificado, bastando pegar jovens programadores em VB e depois transformar o código em C++ sem ter de pagar o custo de um profissional deste gabarito.


Mais uma vez eu digo: quem foi que disse que escrevesse código em VB e transforma-se em C++??? Isto não existe.


>4) C#, pergunto para que ?
>Explico: O que C# tras de novo para o mundo da programação ? Nada. Java faz o que C# faz,

Java é da Microsoft? Não. Quando o NT entrou no mercado, entrou para brigar com a Novell. O mesmo aconteceu com o SQL Server, e também o Internet Explorer, e tantos mais produtos que a Microsoft lança, que a princípio não trazem algo novo, senão a disputa com seus concorrentes.

C# vem para dar facilidade pra quem nunca teve corajem ou tempo para usar uma linguagem como o C (a princípio, só para "gênios" :) ), e para dar mais poder para programadores VB (isto é o que foi dito pela Microsoft). Sinto-me muito mais atraído para aprender o C#, do que para aprender Java, pois assim, mantenho meu trabalho focado na plataforma Microsoft.


>
>5) Quando crio uma classe, procuro fazer com que tenha o melhor desempenho e segurança, isto é possivel pois posso programar usando Comandos e funções em determinada linguagem, otimo, agora será que a outra linguagem tem um comando/função equivalente, como fico ? devo podar as capacidades de minha linguagem, homogeinizar tudo para que quase tudo possa ser feito, e perder a capacidades da minha linguagem.
>Desculpe, mas não gosto de algo deste tipo.


Nem eu. :)
Por isso é que estou escrevendo meus componentes em VFP, utilizando tudo que já sei, e então integrando ao .NET... sem crise. :)


>
>7) Não creio que o mundo todo tenha de usar .NET, afinal existem muitas outras ferramentas que fazem muito bem o serviço, não vejo porque trocar tudo, ou mudar se algo esta funcionando só para estar "por dentro".

Concordo. Só discordo de quem achar que tem de "trocar tudo"... isso não existe.


>As nossas ferramentas de trabalho são melhores onde cada uma tem sua caracteristica e cada uma tendo capacidades distintas e trabalhando em conjunto são capazes de criar o desejado.

É isso aí!


>Nunca vi uma ferramenta "Tudo-em-um" funcionar a contento, por acaso uma serra pode fazer o trabalho de um martelo de forma eficiente ?
>Claro que o programador deve usar a ferramenta com a qual domina o trabalho e esta familiarizado, mas será que com o .NET teremos otimização do desempenho ?


Está vendo? Só vem confirmando o que venho dizendo... temos que utilizar a ferramenta que melhor se enquadre para cada cenário, e também aquela que temos mais facilidade pra fazer as coisas.

Acho que este tipo de discussão é essencial para que possamos tentar desmistificar algumas coisas que estão obscuras, e para tentar clarear para todos tudo isto que está surgindo.
Claudio Lassala
Previous
Next
Reply
Map
View

Click here to load this message in the networking platform