Level Extreme platform
Subscription
Corporate profile
Products & Services
Support
Legal
Français
VFP e .NET
Message
From
24/04/2002 19:12:41
 
 
To
24/04/2002 18:43:24
Peter Wagner
Point Informática Ltda.
Limeira, Brazil
General information
Forum:
Visual FoxPro
Category:
Visual FoxPro and .NET
Title:
Miscellaneous
Thread ID:
00648697
Message ID:
00648922
Views:
19
>Sem dúvidas, o C++ possui recursos que as outras linguagens não possuem, entretanto, também é muuuuuito mais difícil de se programar.

>
RESP:
>Concordo, mas tem seu lugar...

Opa, sem dúvida... e por isso foi mantido no VS. :)


>
RESP:
>Um dos comentarios que li de um desenvolvedor de C++ era que se ele tinha uma classe que funcionava perfeitamente, porque ele iria desenvolver p/ Managed C++ se nem todas as classes que tinham determinadas capacidades de programação orientada a objetos em C++ poderiam ser usadas em Managed C++.


Ahhh, entendi... na verdade, é como eu disse em outro ponto: se já tem as coisas funcionando bem de alguma forma, não há o mínimo sentido em portar isto para o código gerenciado.
É a mesma coisa por exemplo, termos nossas classes prontas em VFP que fazem acesso e tratamento de dados... não há sentido querer escrever tudo novamente utilizando ADO.NET (há menos que tenhamos um cliente pagando muito bem por isto). :)



>Não estou entendendo... quem disse que existe transformação de código de uma linguagem para outra?

>
RESP:
>Li isto em artigos sobre o .NET e parte dos meus comentarios, baseiam-se em argumentos que estavam publicados em uma revista , e o artigo falava explicitamente que uma das vantagens era poder portar o codigo de uma linguagem p/ outra, agora não sei como posso entender "Portar o código p/ outra linguagem", e com isto o processo de desenvolvimento poderia ser feito por programadores VB em vez de C++ e as vantagens que o empresario teria com a redução de custo.


Bom, aqui eu acho que o artigo quis dizer o seguinte: como no VS.NET programa-se em grande parte utilizando classes do .NET Framework, são elas que fazem grande parte do trabalho. Assim, se quiser portar uma aplicação de C# para VB.NET, bastará acertar a sintaxe, pois o restante é mantido. Imagino ser isto que o artigo se referia.


>É óbvio que o VFP é maravilhoso. Mas, ele não possui tudo. A implementação de OOP do VFP é uma das melhores existentes; entretanto, existem recursos de implementação de OOP no C# que o VFP não tem. Então, quando precisar destes recursos, é só utilizar o C#.
>
>
RESP:
>Uma das coisas que descobri lendo alguns artigos sobre C# é a capacidade de criar EVENTOS, o que não é possivel no VFP, mas até agora não descobri um unico exemplo pratico de onde eu usaria esta capacidade.
>(isto seria um tópico p/ a sua Revista), mas em geral o código VFP é menor que o código C#.

Sim, dependendo de qual objetivo precisamos atingir, o código em VFP é muito menor que em C#. Mas, como disse, existem coisas implementadas no C# que não existem no VFP. Por exemplo, podemos criar uma classe abstrata no VFP, mas o VFP não reforça isto, e se alguém tentar, conseguirá instanciar esta classe. No C#, uma classe declarada abstrata jamais poderá ser instanciada... o compilador bloqueia no ato. E algumas outras coisas assim...


>
RESP:
>A questão aqui é que TODO o UNIVERSO sabe que a MS faz marketing do VS.NET e nada do VFP, alias, nós usuários é que temos de correr atras das informações.


ixii... quanto a isto, nem me fala... acho que todos sentimos na pele esta infelicidade. :(


>Assim os nossos colegas de area que não conhecem o VFP chegam para os clientes e informam que tudo deve ser VS.NET, onde fica o VFP ???


É verdade. Por isso estou estudando bastante a integração do VFP com o .NET, para poder mostrar soluções onde a "cara da raposa" vai aparecer no meio dos "dótchenétche". :)
e assim o povo talvez pare de dizer que o VFP morrerá só porque não está no pacotão do VS.


>O caso é que fui eu que demonstrei isto, e não a empresa que desenvolve o produto, no Caso MS, e o pior, ele nunca tinha ouvido falar de VFP antes.


Igual a este tem vários... bom, quanto a isto, você deve saber de nossa luta para tentar reverter esta situação.


>
RESP:
>Vou ver se encontro os artigos e te envio em private (parte portugues e parte em Ingles), só que estou sem tempo....
>mas acho que tanto o .NET como o VFP devem ser discutidos mais a fundo, e neste aspecto concordo com vc.


É isto aí... por isto abri esta thread. :)
Mesmo tendo nosso foco no VFP, precisamos estar preparados quando questionados pelos clientes sobre o tal "Dot Net". Se ficarmos alienados, corremos o risco de perder o cliente, simplesmente porque ele achará que estamos desatualizados. Como diz nosso amigo Moshe, está cheio de cliente por aí que só sabe ler a Info Exame e ficar enchendo nosso saco perguntando sobre coisas que leram lá... :)
Claudio Lassala
Previous
Reply
Map
View

Click here to load this message in the networking platform