Plateforme Level Extreme
Abonnement
Profil corporatif
Produits & Services
Support
Légal
English
Afinal, quem usa FoxPro no Brasil?
Message
De
09/06/2002 10:39:06
Eduardo Coutinho
Fremont Assessoria em Informatica Ltda
Brésil
 
 
À
08/06/2002 13:53:40
Information générale
Forum:
Visual FoxPro
Catégorie:
Autre
Divers
Thread ID:
00665353
Message ID:
00666362
Vues:
18
Prezados senhores,


Posso me considerar um dos pioneiros do Fox no Brasil, pois já conhecia o produto antes mesmo da instalação do primeiro representante do produto no país (LASoft). E a primeira cópia (FoxBase +, lembram ?) vendida no país foi para minha utilização em um cliente na época.

Nestes anos todos continuo utilizando o produto em suas várias versões, até a atual, o Visual FoxPro 7.0. Sempre considerei o produto muito interessante pois nunca necessitei de adquirir outros softwares para complementar alguma falha ou ausência no produto.

Neste meio tempo, vi vários produtos serem lançados como a solução definitiva para programação e a maioria nem mais existe no mercado (Paradox, Visual Dbase, etc). Os atuais concorrentes do Fox são todos uma maravilha (conforme a mídia e os usuários), mas quando converso informalmente com os programadores destes produtos, acabo descobrindo que enfrentam os mesmos problemas que nós; falta de cursos mais completos, falta de apoio do fabricante, ausência completa de uma política de incentivo ao uso, etc.

No mercado de hoje muitos produtos são lançados com um marketing muito violento, garantindo “milagres” no caso de seu uso, entretanto, observo que muitas das versões parecem estar sendo testadas no próprio mercado, pois após uma ou duas semanas de lançamento recebemos um “rosário” de textos falando dos problemas daquela versão lançada. Ou seja, tem muita porcaria tecnológica sendo lançada como algo realmente útil, tudo isso graças a propaganda (ou seja, a propaganda ainda é a alma do negócio).

O que noto em nossa comunidade (usuários FoxPro) é a ausência deste tipo de ação, ou seja, não divulgamos nada aos outros mercados de informática, ficamos muito voltados para dentro de nossa comunidade. Para se aumentar uma comunidade de usuários devemos mostrar o nosso produto para que os outros tenham como comparar. Não adianta querermos uma ação somente da Microsoft, devemos também tomar as nossas. Mas como fazer isto ?

Como tenho parentes na área jornalística, aprendi que algumas vezes os meios de comunicação tem que fazer determinadas matérias (inócuas muitas vezes) para preencher o “espaço” de um determinado meio de comunicação (Revistas, TV, etc), pois muitas vezes, não há material suficiente para obter um bom produto final. Como exemplo: Vocês já devem ter lido os grandes magazines de informática (que atingem não só profissionais como futuros profissionais ávidos para conhecer a área) que existem no país, e notado que algumas vezes existem reportagens meio fracas. Isto se deve a falta de assunto para exploração pelos editores.

Agora façamos um exercício de memória. Considerando os grandes magazines:

- Quem leu alguma matéria, realmente profissional, sobre o lançamento do Visual FoxPro 7.0? Comparando com versões anterirores, apresentando as novidades e principalmente comparando com a concorrência ?

- Quem viu algo que comente a Universal Thread e sua edição em Português ?

- Quem leu algo sobre o Rapozine ?

E outros que poderemos citar.....


Se não fizermos nossa comunidade, claro com a anuência dos responsáveis pelo itens acima (UT e Rapozine), ser “vista” pelos outros como poderemos alcançar algo ? Relembrando, quantos produtos inferiores ao FoxPro estão no mercado como sendo maravilhosos tudo graças a propaganda ? Quanto SITE técnico (ou pseudo-técnico) tem por aí mas que na verdade não serve para nada, mas todo mundo conhece ?

Garanto aos senhores que se entrarmos em contato de forma organizada como alguns órgãos de comunicação e apresentarmos alguns dos pontos que consideramos importantes, poderemos ter uma grande visibilidade de nossa comunidade e principalmente do FoxPro. Alguém se lembra como o FoxPro deslanchou no mercado americano na década de 80 ? Graças a um processo que chegou aos “ouvidos” da mídia e ocorreu uma grande discussão no mercado, dando visibilidade ao produto. Afinal, um produto que esta tanto tempo no mercado e ainda continua tendo grandes usuários e técnicos como seus clientes (mesmo sem nenhuma mídia) tem que ter méritos para isto.

Desculpem-me se fui longo em minhas colocações, mas é porque acredito naquilo que uso e faço, e na minha opinião, os senhores também.

Atenciosamente


Eduardo Coutinho
Fremont Assessoria em Informática Ltda
Porto Alegre – RS


“.. quem sabe faz a hora não espera acontecer ...”



Précédent
Répondre
Fil
Voir

Click here to load this message in the networking platform