Level Extreme platform
Subscription
Corporate profile
Products & Services
Support
Legal
Français
Movimento dos programadores em direção ao C#
Message
From
04/07/2003 22:00:43
Peter Wagner
Point Informática Ltda.
Limeira, Brazil
 
General information
Forum:
Visual FoxPro
Category:
Other
Miscellaneous
Thread ID:
00806491
Message ID:
00807119
Views:
25
>Bem, eu acredito que se tiver que ir para algum lugar, iremos ou para Java ou para alguma coisa do software livre.

Eu pessoalmente sinto que 2 coisas estão ocorrendo aqui na UT com relação ao VFP, a primeira é o movimento de alguns para o .NET, a segunda é uma outra parte dos desenvolvedores se manterem com o VFP como frontend mas mudar a base de dados p/ um RDBMS como SQL Server/(MSDE), Oracle, PostgreSQL, MySQL, etc...
Até alguns anos atras o volume de desenvolvedores VFP que usavam tabelas nativas era bem maior que atualmente, pelo menos pelo que pude perceber, eu inclusive estou neste grupo.
Meu movimento p/ este lado foi motivado por observer que os clientes estão cada vez mais exigindo soluções distribuidas, e não é viavel transferir uma tabela pela linha telefonica.

Acredito que a segunda opção por enquanto seja a melhor, pois vc não perde todo o seu código VFP, e só tem que se acostumar com uma outra base de dados alem do que, a linguagem X-SQL é um fato é aprendendo esta parte, vc pode criar a sua base independente do SO que vá ganhar a batalha, só tem que se adaptar as diferenças de cada RDBMS.

O fato é que conheço alguns colegas/amigos que são gerentes de desenvolvimento de projetos em grandes multis (presente em 4 continentes) e trabalham no desenvolvimento de sistemas, e ao contrario do que eu pensava, nem todos estão mudando p/ o .NET, alguns continuam com o VS 6.0 mas abriram novas turmas para desenvolvimento usando a plataforma Linux.
Pela conversa que tive com estes colegas e diretores de empresas, se a MS não reduzir violentamente os preços das licenças ela vai perder o jogo do futuro, não sou eu que digo isto, são empresas que desenvolvem sistemas que custam uma fabula, e fico pensando muito no que me informaram pois eles investem pesado, o que me leva a pensar sobre o que esta ocorrendo de fato.

Eu já acho que se tiver de mudar de linguagem, o melhor caminho é C++, o motivo é simples, escreve uma vez e compila, e pode usar em qq. SO, mas como vi que dá para usar o VFP c/ Wine no Linux, continuo com a rapoza, só uso uma base de dados mais robusta.

FOX [],s

Peter
Previous
Next
Reply
Map
View

Click here to load this message in the networking platform