Level Extreme platform
Subscription
Corporate profile
Products & Services
Support
Legal
Français
Longhom & VFP
Message
From
31/10/2003 15:39:27
 
 
To
31/10/2003 14:00:06
Eugenio Casal
Futura Tecnologia Informação Consult Ltd
São Paulo, Brazil
General information
Forum:
Visual FoxPro
Category:
Other
Title:
Miscellaneous
Thread ID:
00844934
Message ID:
00845210
Views:
19
Olá, Eugenio.

>Concordo plenamente com as suas colocações. Não há motivo para desespero, até porque o VFP 8.0 será suportado até 2010.

Sinceramente, como já disse para o Ken Levy, isso não significa nada em termos práticos. Que suporte é este? Ninguém explica isso direito.


>Não se deve entretanto ter preconceitos em relação ao VB.NET.

Sem dúvidas. Apesar de minha linguagem .NET ser o C# (por uma série de motivos), posso ler e compreender código VB.NET sem problemas, e mesmo escrever o código, se tiver com um pouco mais de paciência. :)


>Acredito que seja a linguagem mais adequada à maioria dos desenvolvedores Fox, pela proximidade de sintaxe.

Eu já não gosto muito disso. Por serem tão similares, acaba confundindo. Quando escrevo um IF/ENDIF no VB.NET, acabo sempre escrevendo o END IF separado, como no VFP. :)
Sinceramente, em .NET a sintaxe é o que menos preocupa. O que precisa ter em mente é conhecer bem OOP, e aprender como as classes do .NET framework funcionam. Daí, qual linguagem usar é questão de preferência pessoal ou necessidade específica.


>Pelas declarações do Ken Levy (confirmadas pelo Roadmap do VS.NET) o VB.NET vai ter cada vez mais ferramentas de produtividade, em especial com facilitadores para acesso a dados (Data centric apps), que é a principal característica do VFP.

Isso não me comove. :)
Por exemplo: no VFP temos lá a opção de selecionar campos de uma tabela, e arrastar para um formulário e Shazam!, lá estão os controles vinculados aos dados. Imagino ser isso o que o VB.NET terá. Isso é bom? Depende. Para escrever aquele software pequeninho, pode até ser, mas em uma aplicação "enterprise", *jamais* devemos vincular um campo da tela diretamente a um banco de dados. Então, para quem desenvolve aplicações n-tier, este tipo de ferramenta de produtividade é praticamente inútil.

E a base de desenvolvedores C# é tão grande que no caso de uma ferramenta ser incorporada ao VB.NET em uma versão e não no C#, se a comunidade do C# achar que precisa daquela ferramenta, a Microsoft acabará incluindo na próxima versão. Então no final das contas, é realmente uma questão de preferência pessoal. Eu particularmente procuro conhecer as duas linguagens, e utilizo qualquer uma dependendo da ocasião.


>P.S.: Você tem usado o pin da Fox Software?

Não tenho usado porque não combina com minha camiseta e bermuda que uso no dia-a-dia, mas carrego o pin comigo junto ao meu laptop todo santo dia, junto aos meus pins de MVP, MCP e MCAD, afinal são todos muito especiais para mim. ;)
Claudio Lassala
Previous
Next
Reply
Map
View

Click here to load this message in the networking platform