Plateforme Level Extreme
Abonnement
Profil corporatif
Produits & Services
Support
Légal
English
Vfp e .Net
Message
De
28/03/2006 16:50:24
Peter Wagner
Point Informática Ltda.
Limeira, Brésil
 
 
À
27/03/2006 19:00:34
Marco Antonio Mazzarino
Dbroll Sistemas e Admin de Dados S/C
São Paulo, Brésil
Information générale
Forum:
Visual FoxPro
Catégorie:
Autre
Titre:
Versions des environnements
Visual FoxPro:
VFP 9 SP1
OS:
Windows XP SP2
Network:
Windows 2000 Server
Database:
Visual FoxPro
Divers
Thread ID:
01107820
Message ID:
01108606
Vues:
15
Marco,
Hoje se tiver de começar novamente em uma outra linguagem, eu não portaria nada para o .Net, iria simplesmente para o Eclipse.

Tenho vários motivos, entre os quais:
O .Net é somente para Windows e isto é insuficiente, pois acredito que a tendência é de existir um ambiente mais heterogêneo nos Sistemas Operacionais (SO), portanto se tenho que apostar fichas em algo novo iria para algo que não me prenda a um unico SO, ou vc obrigaria os cliente a sair de um SO só para adquirir um aplicativo?, Hoje tem que ser multiplataforma, e o .Net é para o SO Windows como o VFP.

O .Net é caro (veja o preço da versão Architect) o Eclipse é Free, portanto se começa com um bom passo por optar pela economia antes de fazer dinheiro desenvolvendo produtos para o mercado.

O .Net se vc observar as declarações de muitos apresenta varias coisas boas, mas tem um problema sério, a produtividade nele é mais baixa que no VFP, e se for ver o conceito de evolução, produtividade é um dos valores que mais pesam no conceito de evolução, pois estamos falando de produção de código.

Patrimônio em código é algo muito superficial, conhecimento é algo muito mais profundo e permite que se adapte a lógica de programação para outras linguagens, da mesma forma que um curso superior de qualidade é algo muito mais importante que um curso de 1ª em qualquer linguagem, a diferença é aprender a pensar de forma ampla e não só fazer por fazer.

Muitas empresas de Porte (multinacionais) alem das pequenas e médias empresas estão usando bancos de dados tipo PostgreSQL/MySQL que rodam em linux e poupam um monte de $$ e isto é algo que veio para ficar, pois todos tentam evitar o custo de licença da M$ que com todo respeito é um absurdo.

.Net é muito MKT, não vi nada no .Net que seja essencial e que não possa ser feito de alguma forma no VFP.
Daqui a 15 anos quando o .Net estiver saturado a MS lança uma outra ferramenta de desenvolvimento e informa os podres do .Net como faz com cada verão nova do SO.

Alem disso tem muita linguagem antiga ainda em uso, como COBOL, C++, C, etc...

Se vc olhar o site http://www.sweetpotatosoftware.com/SPSBlog/#aacb41ee7-bb3d-41a0-8574-044b6527ff4b vc poderá observar que vc poderá usar o VFP com o Framework do Net numa boa, basta ver exemplos do dia 22/02/06, que é a proposta o projeto SEDNA.

O VFP é extremamente flexível, rápido e muito mais leve que o .NET e exige PC com menos recursos que o .Net, portanto estou apto a atingir mais clientes como VFP do que com o .Net se desenvolver um produto para o mercado.

Quanto a nova geração, minha opinião pessoal é que muito do que tem sido feito por ai é besteira, besteira grande.
Sou de uma época em que memória RAM era um artigo caro, HD era caro, enfim, tudo era mais caro, e em contrapartida tinha que se desenvolver código enxuto e funcional.
Hoje tudo esta extremamente obeso, trafegar dados no formato XML é uma moda como outras e ninguém pensa o quanto se consome de recursos a mais no trafego de dados uando XML.
Outra moda é armazenar dados no formato XML em RDBMS, um absurdo, esqueceram conceitos de indexação, pesquisa, etc...tudo em nome de vender algo novoe forçar o cliente a comprar um servidor novo mais potente para atender a moda.

Fico com o trafego e armazenamento simples (e que permite uma velocidade maior e uma economia para o cliente, que é algo que ele entende), enfim sou antiquado, não porque devo ser mas porque penso no que se esta oferecendo aos desenvolvedores, e acredite muitos não pensam na tecnologia , simplesmente a usam por causa o MKT, se comportam como gado e seguem o efeito manada como o pessoal que aplica em bolsa de valores.

Minha intenção não é de ofender ninguém, mas os desenvolvedores devem pensar mais sobre as ferramentas do que ficar consumindo a próxima ferramenta da moda a torto e a direito.


Mas se for para Fud.. é muito simples, pergunte a MS se o novo SO (windows vista) foi desenvoldido com o .Net ?

A resposta é Não, usam C++ como ferramenta.

Sem comentários para o .Net neste sentido.




>Peter,
>A incorporação de novas tecnologias é inflacionária e é evidente o aumento dos custos de desenvolvimento e de implantação. Existe ainda um lado perverso nesta questão: se o seu aplicativo fizer o uso das novas facilidades para melhorar algorítmos funcionais, você irá convencer o seu cliente a fazer o upgrade de sua base instalada à custa do desemprego de funcionários clericais. Esta é uma questão sócio econômica que vêm embutida nas novas tecnologia e nós desenvolvedores devemos ter responsabilidades sobre isso.
>
>Por outro lado lado, em minha opinião, não devemos deixar de ter os olhos no futuro. A nova geração de desenvolvedores será formada em torno dessa tecnologia que de alguma forma irá pressionar a evolução de seus aplicativos para este novo caminho. 2014 é o fim da linha para o Vfp. São apenas oito anos. Até lá o custo de implantação já terá se diluído o que poderá justificar a evolução (friso a palavra evolução). Essa miopia de marketing pode tornar o seu patrimonio em códigos Vfp obsoleto muito rapidamente.
>
>Como a curva de aprendizagem do .Net é grande, não seria o momento de se começar a se preocupar com isso?
>
>Marco
Précédent
Suivant
Répondre
Fil
Voir

Click here to load this message in the networking platform