Level Extreme platform
Subscription
Corporate profile
Products & Services
Support
Legal
Français
Afinal, quem usa FoxPro no Brasil?
Message
From
07/06/2002 12:51:23
 
 
To
07/06/2002 11:02:23
General information
Forum:
Visual FoxPro
Category:
Other
Miscellaneous
Thread ID:
00665353
Message ID:
00666037
Views:
21
Lassala,

Quem me conhece (ao vivo) sabe que eu sou um apaixonado nas coisas que me envolvo, e me emociono quando entro num debate, por isso eu falei aquilo sobre as pedras (virtuais)! Gosto de buscar assuntos polêmicos para discutir, pois se fica todo mundo na base do "hum hum, hum hum..." não é discussão, é exposição :)

O motivo da minha mensagem original, foi alertar para uma realidade que está presente na comunidade brasileira de desenvolvedores, não só de VFP, pois tenho contato com o pessoal que utiliza outras ferramentas.

O desenvolvedor atual é um angustiado, vítima e presa da tecnologia que utiliza. Portanto o meu ponto não é contra a tecnologia ou o avanço tecnológico, mas em defesa do desenvolvimento profissional de nossos colegas. Conheço um sujeito que foi à um congresso em São Fransciso (EUA) e voltou assustado com o que viu, achando que deveria virar gay, pois só dava gay por lá! Brincadeira! Eu só disse isto porque de tanto o pessoal ver o que se diz em termos de tecnologia, pensa que deve entrar de sola nela, descuidando-se de aprender a base de tudo.

Quer um exemplo? Outro dia em um cliente, um de seus analistas veio conversar comigo, assustado, pois um outro colega nosso (prestador de serviço terceirizado), mesmo contando com vários MCPs de ASP, VB, Win2K etc, estava patinando hà dois dias num mero problema de lógica, tipo For-EndFor! Por que? Porque o pessoal só se preocupa com a parte tecnológica, e descuida do método! Exemplos como este são muito frequentes. Antigamente se falava em "Know-How" (forma de como fazer), hoje se fala em "tecnologia" (o que utilizar para fazer).

O que acontece é que tecnologia é só ir alí na quitanda pedir o software, instalar no PC e pronto. Pronto nada! O Steve Jobs cunhou uma frase maravilhosa (saiu numa revista Byte lá por 1989, e até hoje não me esqueci): "A ferramenta não faz o artesão" ("The tool doesn't make the artisan"). E ele está certo, não é só ir na quitanda e... Tem a parte da transpiração!

O Steven Black falou algo neste sentido em uma thread (acho que foi uma daquelas do Joe Bob), quando o JVP meteu o pau no Fox, ele disse que sempre haverá a parte que não poderá ser substituída pelo software (de desenvolvimento) que é aquela feita pelo bomdesenvolvedor, na definição e estruturação de um sistema. E eu concordo com ele. Este é o meu ponto.

Queres ver uma coisa? Qual foi o último livro que saiu nos EUA para dar uma visão geral do FoxPro, daqueles tipo clínica geral? Só saem livros sobre assuntos específicos e para formar especialistas, certo? Como é que a turma vai aprender e evoluir? Vou te dar um exemplo de livro que eu acho que deveria ter até hoje, devidamente atualizado para as novas versões do VFP, é claro: Visual Foxpro 3 Developer's Guide. Foi nele que eu aprendi o Visual FoxPro.

No capítulo das "novas tecnologias", tu deves ter entendido a conotação irônica que eu dei quanto mencionei estas palavras. Não sou contra tecnologia, como deves estar pensando, e sei bem da história de sua evolução, como da OOP, como citaste. Eu tive o meu primeiro contato com OOP em 1989 quando utilizava o TurboPascal (versão 5.5), antes de entrar no FoxBASE+. Talvez bem antes de muita gente, que só foi ver algo a respeito com o VFP.

Não sou contra a tecnologia, mas sou contra a sua utilização exagerada como se vê muito por aí. Exemplo? Eu comprei o Web Connection 3.60. O Rick Strahl usa OOP para tudo, até para invocar um método que só contém um SET EXCLUSIVE OFF dentro (certo ele! dirão os puristas). Em compensação, para instalar o software dele tive pencas de problemas devido à forma como ele se organiza. Exemplo? Os DBFs que acompanhavam o Message Board (wwThreads) não eram compatíveis com a aplicação (!!!) que vinha junto, e não existia nenhum programa com uns benditos CREATE TABLE da vida para criá-los. Solução? Copia daqui e dalí, dá um modify structure aqui, outro acolá... Outro exemplo? O programa tal não compila, dá erro? Ah, comenta a linha que está dando problema e vai em frente!

Não dá para acreditar no que eu estou dizendo? Entra no West-Wind Message Board e faz um search nas mensagens de/para "Fernando Alvares", e sente o meu calvário! E olha que, embora não sendo nenhum gênio da informática, também não sou "tatu" ;)

O que é que eu estou tentando dizer? Estou tentando dizer que tem muito mais coisa além da tecnologia! No caso acima, não adianta ele (o Rick Strahl) me fornecer um programa de instalação "rocket science", que mexe até nas entranhas do meu PC, e na hora de compilar a aplicação, dá páu! Certo?

Aplicações web. Agora tem o "Rich Client" (Return of the Rich Client). Hmmm... mais uma...!!! ("just kidding", para não ficar pesado demais <s>)

Não quero me alongar mais (sic), pois tu sabes o que eu quero dizer, e eu entendo e apoio os teus pontos de vista, como certamente (certamente?) apoias os meus, pois ambos queremos ver a nossa comunidade crescer, evoluir e faturar bastante (caminhos diferentes, mesmo destino: a biodiversidade na informática)!

Obrigado por participar.

Um abraço!

Fernando

PS. Por curiosidade, dá uma olhada na mensagem que o John Ryan (sabia que ele é médico cirurgião?) me mandou a respeito de "VFP obsolete?": Mensagem 666021.

PS 2. Droga! quando fui postar esta mensagem, já tinha outra tua!!! :))
Previous
Next
Reply
Map
View

Click here to load this message in the networking platform